quinta-feira, 29 de julho de 2010

JOVEM EM BUSCA DA EXCELÊNCIA III

"eu escrevi, JOVENS porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno." ( 1ª João 2:14)

          Pense em duas coisas que é melhor não tentar combinar, que são ao mesmo tempo opostas e atraídas entre sí: Juventude e maligno; de um lado o maligno, preparando laços, lançando dardos, buscando a quem tragar; do outro lado , a juventude com suas paixões ( 2  Timóteo 2:22 ), seus desejos desenfreados pelo prazer, dispostos a fomentar experimentos descabidos quaisquer.
          São opostas, por ser a juventude expressão do belo na nossa vida, enquanto o maligno é a exposição do horror na humanidade; mas são comumente atraídas uma pela outra, enquanto o diabo ama essa fase da vida do indivíduo, a juventude ama o que o diabo tem por oferecer, e literalmente essa é uma mistura drasticamente explosiva, daí se entende o porque de tantos jovens arruinados, adultos arruinados, famílias arruinadas, profissionais arruinados, vidas arruinadas; a geração jovem dos anos 60 lutou por " sexo,drogas e rock and roll " e o resultado está aí estampado nas manchetes dos telejornais de hoje. ( confira o que já falava o salmo 107:10,11).
        É na juventude que estamos mais bonitos visicamente;que desenvolvemos sonhos, que nos damos ao amor por completo, que construimos  amizades verdadeiras; que construimos a base para a vida adulta, mas que também estamos mais vulneráveis a queda.
        O texto de João traz a co-relação entre "ser forte" por causa da palavra de Deus e vencer o maligno.   É o apóstolo João orientando os jovens da seguinte forma: " vencestes o maligno porque a palavra de Deus faz você ser forte", ou melhor, podes vencer o maligno se a palavra estiver em você, como orienta também o apóstolo Paulo: " Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração ( Romanos 10:8).   Você por si só não tem poder algum, é a palavra de Deus que traz poder a sua vida.

Jovem com a palavra é jovem que "pode";"posso (suportar) todas as coisas naquele que me fortalece" ( Filipenses 4:13)

A orientação daquele que nos criou e só o criador sabe o que é melhor para sua criação, pois a conhece por completo , é: Não dê lugar ao diabo, resista. ( Tg 4:7; Ef. 4:27)

" De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho ? Observando-o segundo a tua palavra." (Salmo 119:9)

sábado, 24 de julho de 2010

INDIOS, UM PEDAÇO DO NOSSO "EU" SOCIAL.

        Poderíamos pensar em cidadania como exercício coletivo dos padrões sociais comumente aceitos e pratica mútua dos direitos individuais co-relacionados com os direitos da coletividade.
       Dentro desta perspectiva é salutar acreditar que seja possível às diferenças étnicas brasileiras em particular a indígena, sua inserção no processo de desenvolvimento nacional .
       Dizer que é possível a inserção implica em categorizar que demonstra-se com tal afirmação a não participação dos nativos no que já foi conquistado dentro deste afã.
       Segundo Marconi(2007) a cultura " é o sistema integrado de padrões de comportamento aprendidos, próprios dos membros de uma sociedade" . Surgi aí os aprendizes, mas também os ensinantes, por ser a cultura um processo evolutivo perpassando geração a geração.
      Aprendemos ! mas aprendemos de quem ? Com certeza a base do nosso conhecimento de mundo deve-se num passado não distante a colaboração das comunidades autoctones.
      Poderíamos melhor definir tal afirmação: " É possível a inserção " substituindo-a por " é possível não lesarmos mais a participação aos indios no desenvolvimento da nacionalidade do qual são co-genitores.
     A história nacional tem em seu palco atores índios, negros, calcazianos, todos participantes da formação da identidade nacional.
    Falta-nos como sociedade política pontuarmos os interesses das nossas minorias. Tudo o que somos devemos as culturas aqui pré-estabelecidas , e tudo o que seremos deve-se a todos que diretamente ou indiretamente contribuirão para tal desenvolvimento.
     Podemos não saber o futuro, mas precisamos fazer menção do nosso passado, pois é do passado que se constrói o futuro.

A FUNÇÃO DA ESCOLA

A FUNÇÃO DA ESCOLA

"a escola não transforma a realidade , mas pode ajudar sujeitos capazes a transformação, da sociedade, do mundo e de si mesmo " ...( Paulo Freire )

             O objetivo principal da educação não é diretamente intervir na realidade dos grupos sociais; também não  é transformar os atores sociais, mesmo que isso seja uma consequencia natural da apropriação de novos saberes.
             A função da escola é levar as condições adequadas à construção do conhecimento.   A escola promove educação e a educação promove a reflexão, e por conseguinte a reflexão leva-nos a transformação.
             Não existe  possibilidade de continuarmos iguais quando nos apropriamos de certo conhecimento, como não existirá realidade que não se transforme quando seus atores se transformarem.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

JOVENS EM BUSCA DA EXCELÊNCIA II


"Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno" I João 2:14




Você tem força, mas creia, ela tem um limite e precisa ser desenvolvida. É na academia do Senhor, que você perceberá força sendo gerada cada vez que enfrentar uma situação difícil, uma dor . Ser forte significa continuar lutando, exercitando, enfrentando; principalmente persistir, por ser ela a propulsora da transformação. Quem desiste facilmente, nunca verá a força necessária para o exercício do viver.

O apóstolo emprega o verbo ser; o “sois forte”, vai além do está forte. Denota algo que já foi incorporado a estrutura básica do ser, que já foi conquistado. Quando dizemos que estamos fortes, concomitantemente estamos dizendo que poderemos perdê-la e estarmos logo em seguida fracos; o “estar” fala do presente, fala de um estado temporário. Sermos fortes destaca o passado, fala de tudo que construímos de tudo que já plantamos obtendo um resultado que não pode ser mudado por ser a ceifa proporcional à semeadura – “ ... aquilo que o homem semear, isso também ceifará.( Gálatas 6:7). Colhemos equilíbrio, porque plantamos perseverança; colhemos paz porque plantamos domínio próprio; colhemos força porque plantamos força. Assim somos fortes pelo fato de em algum lugar do passado termos feito algo que promovesse hoje essa força.

Jovem, você é forte? Ou está forte.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

JOVEM EM BUSCA DA EXCELÊNCIA

"Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno" I João 2:14

            O texto trás um detalhe de grande importância para a compreensão de sua  mensagem central  : a nossa força esta  condicionada a proporção da palavra que há em  nós.  Cada vez que nos apropriamos da palavra de Deus , seja lendo , estudando, falando , ouvindo, promovemos o desenvolvimento de nossa força.   Por isso a insistência pastoral "Leia a Bíblia"; Convivemos com grupos cada vez maiores de pessoas fracas, que muitas vezes, abarrotam os gabinetes pastorais simplesmente por não se  alimentarem como deviam.    
           Assim como o alimento (comida) é para o corpo, processada e transformada em energia que se acumula para que no devido tempo seja utilizada pelas partes ou  pelo conjunto do corpo, também toda palavra assimilada é transformada em energia só que dessa vez espiritual, necessária para os momentos de  tormentas e conflitos.  Para um corpo forte é necessário, boa e bastante alimentação; para uma alma forte também é mister valorizar a quantidade e a qualidade do alimento administrado.
         Você é daqueles que só comem 1 vez por semana ? No domingo? Cuidado, poderá ter um súbito infarto espiritual por fraqueza a qualquer momento, Coitado! Prefiro a opção das no mínimo 3 (três) refeições por dia!
        A alimentação é tão importante que definirá se serei saudável ou não. É a palavra em mim que definirá a pressão e o peso que poderei suportar ou infligir aos outros.   Nenhuma comida tem efeito instantâneo, existe um tempo natural para que todo o processo se complete.  A Bíblia não é um amuleto aberto que lido
 afastará de imediato todos os seus pesares,mas
gradativamente restaurara a saúde à sua vida,
espiritual e emocional conforme Salmo 107:20
 "Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou...".

ESSE VÍDEO É DEMAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...