domingo, 26 de agosto de 2012

FÁBRICA DE VASSOURAS - um projeto de educação inclusiva - Parte 02

Já determinado algumas máquinas básicas no post anterior, passaremos para a fase seguinte com a definição dos passos para a fabricação de cada vassoura.   Durante a postagem novos itens serão acrescentados e novas idéias poderão surgir para facilitar o processo como um todo.

PASSOS PARA FABRICAÇÃO VASSOURA   GARI.


Essa foto foi retirada da net e não condiz com o modelo que será aqui apresentado.  A diferença esta   na montagem, esse tipo da foto é montado com dois pedaços de madeiras ( note o vinco ) enquanto a que apresentaremos é montado em peça única.

1º PASSO  -  COLETA E SELEÇÃO DAS GARRAFAS PET.


disponível em G1.com
O primeiro passo consiste em recolher e selecionar as garrafas pet para reciclagem, as garrafas amassadas, toradas, manchadas com tinta, etc.  devem ser inicialmente descartadas, pois podem dificultar o processo de desfio.  lembrando que em média é preciso de 13 a 15 garrafas para a fabricação de 01 vassoura, se for fabricar 50 vassouras precisará de 700 garrafas em média

Outra sugestão é separar as de cores diferentes, muitos artesões misturam as garrafas na desfiação, mesclando transparentes, verdes, azuis.  É mais prático misturar mas a vassoura perde em qualidade visual, o que pode interferir no valor de venda.   Uma vassoura com fios uniformes é mais bonita, e chama mais a atenção.   Então você estará fabricando vassouras todas com fios transparentes ou verdes ou azuis, etc.    O processo final de qualidade se dá a partir da seleção das garrafas.

2º PASSO - CORTE DO FUNDO.


Utilizando a maquina de cortar o fundo da garrafa. fixe a garrafa e gire a alavanca cortando o fundo da garrafa.      Alguns artesões impossibilitados de adquirir uma máquina de cortar o fundo improvisam com um pedaço de cano de pvc (150 mm ) fixado na vertical, onde a garrafa fixa dentro deste cano e utilizam estiletes cortando manualmente.  O cano serve de guia para o estilete, assim o tamanho do cano respeita o tamanho da garrafa que você quer que fique.


3º PASSO - LAVAGEM E RETIRADA DE RÓTULO.

A lavagem é interna e externa, por isso a necessidade de se tirar o fundo primeiro.  O rótulo é retirado e a garrafa é lavada com uma solução de água e detergente.  procure retirar o rótulo sem deixar pedaços.   Alguns artesões criam um tipo de máquina caseira para lavar as garrafas imitando os lavadores de copos que os restaurantes usam, que é a mesma idéia daquela escova de lavar mamadeiras.      Um varão fixado na vertical e revestido de espuma ou escovas de lavar roupa, pegam a garrafa e enfiam nesta engenhoca com movimentos de sobe e desce.  É rápido e prático.

4º PASSO - DESFIAÇÃO DA GARRAFA.

É importante não desfiar a garrafa molhada para não cegar a lâmina.
A máquina (caseira ou não) é uma escolha sua.   Essa com o varão rosqueado de 1/2 já foi apresentado no post anterior.

Um detalhe importante é que em alguns modelos a distancia da Lâmina para a base é que determina a espessura dos fios.  fios grossos não terminam em uma boa vassoura.  É a quantidade de fios numa vassoura que determinam a sua boa funcionalidade e não a espessura dos fios, assim opte por fios mais finos.

Fios mais finos arrebentam com mais facilidade durante a desfiação. dará um pouco mais de trabalho mais garantirá uma vassoura com melhor qualidade.
disponível em www.sempresustentavel.com.br
Esse modelo de desfiação com um pedaço de madeira e uma lâmina de apontador escolar tem o inconveniente de ser móvel, neste caso se essa madeira fosse um pouco maior e estivesse fixada em uma bancada facilitaria muito o trabalho. 

você pode criar sua própria " máquina ", levando em consideração a altura da lâmina e o guia para a garrafa que no caso da imagem central o cano faz esse papel, mas neste caso ainda falta um guia na largura da garrafa o que impede que a garrafa balance durante o corte, fato esse que provoca a quebra do fio durante o processo.

5º PASSO - ENROLAR AS BOBINAS.

Alguns artesões pulam esse passo enrolando diretamente na grelha.  Montam um equipamento motorizado (motor de maq. costura) que gira enrolando o fio da desfiadeira diretamente para a grelha.  É uma opção viável.
Mas neste caso, enrole os fios depois da desfiação no carretel, que pode ser armazenado para posterior uso.

6º PASSO - ENROLAR AS GRELHAS.

o fio deve ser amarrado na grelha para poder iniciar o processo de enrola.  Ao final também deve ser amarrado o fio na grelha antes de ir para o forno.

cada fio é emendado um ao outro até formar a quantidade ( espessura ) ideal.


7º PASSO - LEVAR AO FORNO.

o aquecimento encolherá o fio tornando-o mais firme e duro, características essenciais aos fios da vassoura.
pode-se usar o forno do fogão caseiro ou o forno industrial ( padaria ).  Em média serão 15 minutos a uma temperatura de 200 graus.   É preciso retirar a grelha e banha-la em água fria, para dar um choque térmico favorecendo o endurecimento rápido.    Esse banho tem a função de resfriar a grelha que esquenta muito durante o processo no forno.  Trabalhe com luvas de couro, ou luvas térmicas para evitar acidentes.


Estamos separando em várias postagens, para não demorar ao abrir os posts.

CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM...
DEIXE SUA PERGUNTA OU SEU COMENTÁRIO. 



sábado, 25 de agosto de 2012

FÁBRICA DE VASSOURAS - um projeto de educação inclusiva. Parte 01

                Cada dia mais a  escola assume o seu papel social na transformação dos atores sociais em indivíduos conscientes de suas responsabilidades também no campo da sustentabilidade.
                     Uma boa opção para um trabalho extra currículo, mais que traz ótimos resultados no campo da formação global e profissional dos jovens em vulnerabilidade social de nossas comunidades é a fabrica de vassouras, com baixo custo de implantação e até adaptação artesanal de algumas ferramentas facilita a inserção dos jovens na aquisição de renda, e porque não dizer requalificação profissional.
                       Apresentamos aqui alguns passos na fabricação de vassouras ecologicamente corretas, com o reaproveitamento das garrafas tipo PET.

1º - TIPOS DE VASSOURAS

vassoura tipo doméstica



vassoura tipo gari









obs: existe diferenças no processo de fabricação de cada tipo de vassouras.

2º MAQUINAS NECESSÁRIAS:


MÁQUINA DE CORTE DO FUNDO DA GARRAFA PET
MAQUINA CASEIRA PARA DESFIAR A GARRAFA PET.
BOBINA PARA ENROLAR OS FIOS DESFIADOS DA GARRAFA PET

GRELHA PARA ENROLAR OS FIOS QUE IRÃO PARA O AQUECIMENTO.

PRENSA PARA A VASSOURA TIPO GARI

GUILHOTINA PARA ALINHAR OS FIOS DA VASSOURA

FURADEIRA DE BANCADA PARA FURAR AS MADEIRAS
DA VASSOURA TIPO GARI


Ainda será necessário algumas ferramentas e acessórios ( martelos, chaves de boca, chaves de fenda, arco e serras , luvas, pregos ) que serão listados no processo de fabricação.


3 º MAIS DETALHES DAS MÁQUINAS...

MAQUINA DE CORTA O FUNDO DA GARRAFA

Com estrutura simples a maquina de cortar o fundo da garrafa traz uma parte onde é enroscado o gargalo ( à esquerda ) para fixação da garrafa essa parte traz firmeza no corte mais torna o processo mais demorado. o que numa diminuição na produção das peças.

A base curvilínea é simplesmente para apoio da garrafa.

Essa parte (à direita) roda e proporciona o corte com a pequena lâmina de estilete ao centro em sentido horário, rodando a manivela.

Logo abaixo esta o parafuso que prende a Lâmina.

PRENSA TIPO PINO

Essa prensa funciona por pressão manual (pé) utilizando um processo de alavancas. A pressão será dada de acordo com a força em pisar a base.

A esquerda nota-se braços com um cilindro ao centro funcionando como guia do eixo principal, que segura o pino.







BOBINA CARRETEL

A função da bobina carritel é enrolar os fios desfiados das garrafas organizando para depois serem enrolados nas grelhas.
Numa produção de vassouras serão necessários várias  bobinas cheias, caso não exista pessoal disponibilizado o melhor é desfiar e encher várias bobinas antes de passar para os próximos passos.a manivela à esquerda facilita o enrolar.


GRELHA

A grelha tem a função de organizar os fios no tamanho da vassoura que será fabricada.    Essa grelha da foto é regulável com parafusos de regulagem em cada lado na parte inferior.

uma grelha de tamanho 35 cm ( aproximadamente ) para a vassoura tipo gari e uma grelha de tamanho 50 cm ( aproximadamente ) para a vassoura tipo doméstica.

a grelha é que levará os fios para termo encolhimento no forno ( de fogão ou industrial ) à uma temperatura aproximada de 200 graus durante aproximadamente 15 minutos.    o termo encolhimento dos  fios também pode ser feito com soprador térmico ( usado em serigrafias ).

a base de fixação ( parte verde ) é regulável com manivela, que por sinal essa manivela é basicamente a mesma para vários tipos de maquinas.  levando em consideração que o trabalho vai ser manual.   Para uma produção maior é necessários acoplar motores tipo de maquinas de costura para a movimentação das peças seja elas a bobina, a grelha, o desfiadeira, etc.


OUTRO MODELO DE DESFIADEIRA.

Bem artesanal mas que funciona perfeitamente.  Neste caso a espessura dos fios cortados obedece a espessura da rosca do parafuso ( varão ).

A lâmina é de estilete convencional.
O varão rosqueado é de 1/2 .
com porcas e arruelas.
Por  dentro da  tampa existe outra porca para fixar a garrafa no varão.
A tampa é furada para passar o varão.
existe nesta desfiadeira também um inconveniente: a demora em retirar a garrafa já desfiada, desenroscar a tampa, colocar outra garrafa e enroscar a porca com a arruela.   o que alonga o tempo de desfiação.  Outro problema esta na volta do parafuso ( desenroscar por completo até a medida do tamanho da garrafa ) que pode ser solucionado colocando outra base com estilete do outro lado da bancada.  assim enquanto desfia uma garrafa de um lado já desenrosca o outro lado.



CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM...
DEIXE SUA PERGUNTA OU SEU COMENTÁRIO. 

ESSE VÍDEO É DEMAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...