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terça-feira, 19 de outubro de 2010

INTELIGÊNCIA NÃO É DOM

Inteligência não é dom, como alguns poderiam assim discriminá-la, indicando que poucos são merecedores de tal; mesmo  que certos indivíduos desenvolvem e aqui esta a chave da questão, um grau de inteligência  que impressiona  pela compreensão  e reflexos intuitivos quase instantâneos pela amplitude da  terminologia,  Inteligência compreende  uma vasta possibilidade perpassando pelo convívio social, familiar  ou cultural que o individuo venha ter;            
É  salutar entender que com a teoria das Inteligências múltiplas de Howard Gardner  (1985),  novas possibilidades em sua  compreensão  puderam surgir elucidando tabus e desmistificando censos comuns.  Os indivíduos podem até ter uma carga genética que favoreça a assimilação, das informações transmitidas, mas não implica em afirmar que essa inteligência seria um dom, uma graça recebida só por alguns poucos afortunados transformando-os numa espécie de casta.     A inteligência sim é uma parte de cada ser, que na sua essencial, tal como a fala, o andar, e tantas outras especificidades precisam ser desenvolvidas; e com determinados fatores favoráveis permitem ao homem um  desempenho, maior ou menor, em qualquer área de atuação.
O tempo gasto com as unidades motivadoras, aquelas que promovem os estímulos necessários a tal desenvolvimento, contrapondo ao tempo gasto com as unidades estagnadoras  favorece o desenvolvimento da inteligência.  É exatamente a proporção de cada período que definirá o grau de desenvolvimento desta.      Uma criança que passa quatro horas numa escola neste caso considerando-a como unidade motivadora,levando também na pauta que tal cumprirá tal papel,  mas tendo no seio familiar uma falta de apoio a tal desenvolvimento expressará tal convivência com um desenvolvimento mediano por não dizer medíocre; diferente de outra que de tal forma na escola possa encontrar na família a continuidade dos estímulos oferecidos, promovendo um acréscimo em sua percepção cognitiva assimiladora.

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