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terça-feira, 9 de novembro de 2010
O ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
As crianças em idade para a educação infantil estão numa fase onde a necessidade afetiva e sua percepção de mundo tornar-se-ão os fatores primordiais ao desenvolvimento cognitivo e inter-pessoal tanto de si próprio como dos parceiros de sala.
Nesta fase todos as cognições necessárias aos demais níveis escolares são ou deveriam ser desenvolvidos, assimilados favorecendo não só o presente mas também o futuro desses rebentos. Ao observarmos crianças do 5 ano por exemplo com dificuldades na escrita nota-se que a sua carência apresenta ausência de um trabalho pedagógico eficiente de coordenação motora.
Muito além de promover atividades recreativas ou corporais, sinestésicas a educação infantil prisma pela formação psicológica utilizando suas ferramentas mais eficientes , aquelas que intitulamos de atividades lúdicas. Sem o lúdico somos estranhos, com informações estranhas, e muitas vezes agressores que pensam esta incluindo a criança no mundo adulto lesando-as do “maravilhoso” em suas vidas. É um dom natural da criança abstrair e essa abstração fortalece e protege-a de traumas , e de se envolver em assuntos grandiosos demais e não condizentes com seu desenvolvimento intelectual , psíquico e motor, conforme Craidy e Kaercher (2001) que transmite em síntese a teoria de vygostsky ao afirmar que tal capacidade (referindo a ser capaz de simbolizar)representa um passo importante para o desenvolvimento do pensamento, pois faz com que a criança se desvincule das situações concretas e imediatas sendo capaz de abstrair.
O professor da educação infantil precisa ser um profissional que também na medida certa consiga abstrair, que tenha a capacidade de entender e vislumbrar a criança e suas especificidades. Que seja envolvido e comprometido com essa educação; que ante de ensinar, ame; não se concebe educação infantil sem amor. A criança responde mais aos estímulos no amor do que na violência, e há que se diga que na violência nada é construído, o amor por se só constrói, edifica,educa. O amor deveria ser a primícia dos requisitos na hora de se escolher um professor, aquele que se diz educador e não ama esta fadado e esta fadando seus alunos a desventuras afetivas e a bloqueios cogno-aprendizado.
* CRAIDY, Maria. KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: para que te quero. Porto Alegre: artmed, 2001.
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