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segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO UMA PARCERIA NECESSÁRIA


       O macro da psicologia é o estudo da psique , em suma estuda o desenvolvimento das estruturas e processos mentais, o comportamento humano em suas variantes ligadas a personalidade , aprendizagem, motivação, memória, inteligência, comunicação intra e interpessoal, comportamento sexual, desenvolvimento, agressividade, comportamento e dinâmicas de grupo; nas esferas: social, educacional, institucional, organizacional, hospitalar, etc.
      A psicologia serve a escola como âncora no esclarecimento e abertura de possibilidades funcionais sejam interfencionais ou não no tocante as necessidades pessoais, cognitivas do aluno apondo os interesses e possibilidades da escola na construção epistemológica da educação no processo ensino-aprendizagem.
      A psicologia serve ao processo ensino-aprendizagem e a escola aqui representada pelo ensino-aprendizagem necessita incondicionalmente do estudo psicológico para a implantação de recursos pedagógico-didáticos condizentes com as necessidades reais de cada ator social incluso na sala de aula. Cada indivíduo tem características físicas mais também mentais únicas e impares que o diferencia dos demais , pressupondo assim que como ser que difere necessita de intervenções que concordem com sua necessidade.
      Erra a escola , erra o educador que enxerga na sala de aula um conjunto unitário de indivíduos mono-cognitivos, limitando as possibilidades como também a obtenção de resultados satisfatórios no desenvolvimento da aprendizagem. O educador não conseguirá objetivar e efetivar didáticas para cada caso isolado ,mas precisará identificar similitudes entre os alunos para assim poder encontrar as possibilidade que satisfarão uma porção maior das necessidades do grupo construindo um percentual elevado de resultados bons ao final do processo letivo.
O educador que adquire e desenvolve esse conhecimento específico , consegue incrementar suas aulas diversificando-as na intenção de motivar , envolver e despertar o aluno para as informações ministradas criando no aluno o interesse pelo assunto abordado mesmo em conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.

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