quinta-feira, 7 de junho de 2012

TURISMO EM VITÓRIA DO ESPÍRITO SANTO - parte 01

          Se você é daqueles professores que mesmo durante sua folga, não folga em aprender e se impressionar com as belezas naturais e artificiais deste nosso mundão maravilhoso, não pode deixar de visitar VITÓRIA - ES.   Uma pequena capital, mas gigante em questões históricas (isso é mania de professor), de povo bonito, bem educado e pasmem ! - Eles param quando alguém esta na faixa de pedestre.  Coisa rara de se ver em minha cidade. 
          Se você esta programando umas férias bem movimentada, sugiro que sua estadia seja de no mínimo 5 dias, menos que isso não conseguirá cumprir um roteiro satisfatório, e deixará de visitar muitos pontos fantásticos.
          Durante nossa estadia em Vitória, tivemos a sorte de esta acontecendo o III FESTIVAL DA IDENTIDADE CAPIXABA com várias atividades culturais e com todos os pontos túrísticos abertos para visitação, com guias da prefeitura e durante todos os dias.   Paralelamente estava acontecendo a FENOTUR promovida pelo governo do estado.
                 
ROTEIRO COMPLETO:

1º - ESCOLHA DO HOTEL  (reserve com muita antecedência - para obter descontos )
         Existem  opções baratas para estadia em direção ao centro de vitória , mas preferimos nos acomodar a beira mar (praia do camburí) especificamente no pontal próximo ao PIER DE IEMANJÁ por ser próximo do centro.    Por sinal em vitória tudo é muito próximo, o que permite você ir caminhando, ou se for daqueles supra preguiçosos, vá de ônibus, é mais barato e fácil ( daremos todos os roteiros neste post ).   
       Ficamos no HOTEL MINUANO, pequeno mas muito aconchegante, ótimos quartos ( que praticamente só usamos para dormir ),ótimo café da manhã e boas instalações.     Em ambos os lados , existem outras opções de hoteis (mais simples ou mais sofisticados - dependendo de seu bolso ).  existe um ponto de ônibus ao lado do hotel que leva para todos seus destinos e outro ponto em frente com destino (retorno ao aeroporto).
       No hotel só não concordei de terem cobrado no check-in o pagamento integral das diárias -  ( se pensar em se hospedar em vila velha durante o período, esse sistema do hotel não é o recomendado para vç, negocie ou procure outro hotel que vç pague no check-out)
      


2º - CHEGADA EM VITÓRIA

       O AEROPORTO de vitória é bem pequeno e não tem estrutura compatível com a cidade.        
      Ao desembarcar em vitória, para ir a praia de camburí  (beira mar) , em frete ao AEROPORTO existem duas paradas de ônibus (esquerda vai para o centro de vitória ), pegue o ônibus 212 que para numa rua em frente as paradas.   Preço da passagem R$ 2,25 (maio 2012).   
    Ele vai rodar muito por dentro de um bairro, depois vai pela beira mar, a aventura já começa daí.    No ponto de ônibus que fica em frente ao Aeroporto (sentido centro) param os ônibus para o centro sem passar pela beira mar e outros para o subúrbio.     Se for de taxi, e quiser pagar mais barato, pegue um na parada de ônibus em frente ao aeroporto.     Se para onde for utilizar taxi , vai gastar uma fortuna e professor não ganha rios de dinheiro como salário.

VISTA DIREITA DA JANELA DO HOTEL
 3º - PRIMEIRO DIA ( DESCANSO DA VIAGEM E  SONDAGEM DAS REDONDEZAS) 
Aproveite para dar uma volta pelas redondezas ( VÇ NÃO SE PERDE). na beira mar existe chalés que funcionam como bares. Atravesse a ponte e vá até o triangulo das bermudas ( point de restaurantes e bares ) para procurar opções para almoçar e jantar.   Logo no término da ponte tem um SUPERMERCADO que vende porções para almoço.

VISTA ESQUERDA DA JANELA DO HOTEL
* triângulo das bermudas - é o nome dado ao cruzamento de duas ruas na praia do canto, onde os restaurante funcionam durante o dia e a noite são super lotados.  num bar de esquina almoçamos por R$ 15,00 (prato executivo)

OBS: As refeições em vitória são caras.  vale a pena andar para procurar opções mais accessíveis.

a noite voltamos ao triângulo para curtir a noite , são várias opções.

4º - SEGUNDO DIA ( PÉ NA ESTRADA)

PRAÇA EM FRENTE AO PONTO DE ÔNIBUS

ESCADARIA DE MARIA ORTZ - ACESSO A CATEDRAL

Acorde às 6:00 h, tome o café da  manhã  no hotel e depois saia em direção ao centro de Vitória.   Da beira mar pegue o  ÔNIBUS - 211  ( passa pela praça do papa) ou 213 (não passa pela praça do papa).   Pegamos o 213 e fomos direto para o CENTRO de Vitória.    Peça para descer no ponto mais próximo da catedral metropolitana. 

Com o MAPA na mão ( disponibilizado no final destes post ) é só caminhar entre os vários pontos turísticos que são próximos um do outro.     Ande com um bom tênis, pois o centro de vitória é dividido entre cidade alta e cidade baixa, isso que dizer que vai subir uns ladeirinhas.
CATEDRAL METROPOLITANA

Por essa escadaria (existem outras) dobrando a direita você chega a catedral ,
Um termo para ilustrar o centro é " tudo junto e misturado", porto junto com centro histórico, junto com centro comercial, junto com belezas naturais, é fantástico.

INTERIOR DA CATEDRAL
VITRAIS DA CATEDRAL
Saindo da catedral vá pela rua lateral que você chegará a PRAÇA COSTA PEREIRA (DA MÚSICA DA BANDA KÓRUS ) e ao TEATRO CARLOS GOMES.   Nas redondezas da praça existe pequenos restaurantes self-service com ótimas e baratas opções para seu almoço, então programe uma caminhada que termine
próximo a praça .   Alguns moradores de rua nesta praça mas nada que assuste. 
ESCADARIA POR TRÁS DA CATEDRAL


PRAÇA COSTA PEREIRA
PORTO NA RUA DE FRENTE A PRAÇA COSTA PEREIRA

TEATRO CARLOS GOMES


 Um detalhe muito importante, não vimos camelôs pelo centro, o que mostra o bom nível de organização da cidade.   próximo a praça estava acontecendo (era sábado) uma feirinha típica, muito bom para comprar algum itens alimentícios.    Seguindo em frente nesta feirinha encontramos a IGREJA PRESBITERIANA, seguimos nossa caminhada até o CONVENTO DO CARMO (FUNDADO EM 1682) e depois até o CONVENTO DE SÃO FRANCISCO (FUNDADO NO FINAL DO SÉCULO XVI)


IGREJA PRESBITERIANA

CONVENTO DO CARMO
CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

INTERIOR DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO


JARDIM DO CONVENTO DE Sª FRANCISCO


Dentro do convento tem uma pequena capela com um dado impressionante: a parede do altar, era utilizada como ossuário dividida em urnas funerárias.  Qual melhor lugar para um morto descansar senão no altar do templo do seu Deus.   É no convento de são francisco que funciona a cúria da igreja local.

CAPELA Nª Sª DAS NEVES - PAREDE C/ OSSOS
De lá partimos para a IGREJA DE SÃO GONÇALO inaugurada em1766.


IGREJA DE SÃO GONÇALO

 Além desses pontos vários outros prédios históricos podem ser observados durante o trajeto...
Acredito que pela manhã esta suficiente este passeio, é bom almoçare recarregar o combustível para continuar a jornada  "Pé" dagógica.


CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM...( pt 02 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SAIA SEM DEIXAR SUA OPINIÃO...

ESSE VÍDEO É DEMAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...