quarta-feira, 4 de agosto de 2010

HOMEM - UM SER PARA A TRANSFORMAÇÃO II

É neste veio de transformação que é valido salientar a importância da educação, principalmente a educação voltada para a cidadania e a re-qualificação profissional, principalmente no que diz respeito a inserção de indivíduos  em diferentes e múltiplas classes da economia, permitindo-os a ampliação do seu universo profissional tal qual social-cultural.    Um profissional apto a moldar-se às constantes necessidades pessoais , coletivas, sociais; sem assim abrir mão de sua humanidade.     Não pode-se em hipótese alguma desvincular o ter do homem com o ser do mesmo, principalmente ao ter condições de: ordem financeira, social; condições mesmo de sobrevivência humana em suas necessidades primordiais e condições psíquicas favoráveis a sua acomodação à transformação eminente.

Um indivíduo proposto como discente não terá condições de assimilar as proposições  nem de possuir as motivações ideais a aprendizagem ,caso  viva permeado pela fome, doenças, falta de uma digna moradia, ou outras desventuras quaisquer quem venham desestabilizá-lo emotivamente, psicologicamente e até fisicamente.

É no mundo que o homem vive, dele refleti e interagi, transforma-se com ele e a ele transforma; um relacionamento dual onde ambos são emissor e receptor, co-existindo e fazendo-se existir.

E nessa vivência mundana,é cria de seus próprios atos e vicissitudes produto assim de seu refluxo.

Dessa responsabilidade introspectiva e interpessoal Paulo Freire (2005) é categórico e conciso ao afirmar que:

“A realidade social, objetiva, que não existe por acaso, mas como produto da ação dos homens, também não se transforma por acaso. Se os homem são os produtores desta realidade e se esta, na “inversão da práxis (1)”, se volta sobre eles e os condiciona, transformar a realidade opressora é tarefa histórica, é tarefa dos homens”

Sendo a realidade na qual vivemos e convivemos produto nosso, cabe-nos a responsabilidade de transformá-la transformando-nos.

1 - Práxis Paulo Freire define como ação+reflexão, o que resultaria numa práxis verdadeira. O dicionário Priberam  da língua portuguesa terminologicamente define como: ação ordenada para um devido fim.




Freire,Paulo. Pedagogia do Oprimido,Rio de Janeiro, Paz e vida, 2005

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