quarta-feira, 5 de setembro de 2012

RECURSOS DIDÁTICOS para uma boa aula.


Recursos Didáticos

Álbum Seriado – recurso útil para motivar e manter a atenção da classe. Cada folha deve conter legenda curta com boa disposição de texto, explicando as gravuras, as ilustrações e os esquemas.

Cartaz – complementa os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula. É aconselhável que a legenda que acompanha o cartaz ou gravura seja curta, inteligente, direta e chamativa.

Entrevista – usada para obter conhecimentos especializados e atuais a respeito de um assunto, que coloca o estudante em contato com especialistas e melhora seu vocabulário e desempenho.

Conversação Dirigida ou Discussão – orienta a classe para que ela própria possa realizar um trabalho intelectual e cooperativo na busca do trabalho apresentado. Podem ser utilizados como desdobramento de mesa redonda, painéis, fazer um júri simulado.

Debates – desenvolvem a agilidade mental, fortalece o espírito de combatividade e autoconfiança, desenvolve a argumentação lógica, e é muito usada em temas polêmicos.

Desenho, Pintura, Colagem – desenvolve a imaginação, sensibilidade, criatividade e a capacidade de observação. Muito bom para fixar conhecimentos adquiridos.

Dramatização, Teatro – favorece a integração do grupo, com uma melhor compreensão das situações da vida real. É uma forma que os alunos têm de exteriorizar suas observações, suas críticas, seus sentimentos e sua identificação com o mundo dos adultos.

História em Quadrinhos – contribui para tornar mais claro o pensamento do aluno na ampliação do vocabulário e para o desenvolvimento da criatividade.

Interpretação de Textos – ajuda a desenvolver rapidez e a atenção da leitura, capacitando o aluno a selecionar dados do texto, sua apreensão e interpretação.

Maquete/Mapa – facilita a aprendizagem de conhecimentos que estejam fora do alcance do aluno e torna concreta a perspectiva de um projeto.

Memória Viva – proporciona ao aluno contato com alguém que viveu outras épocas e que pode relatar fato ocorrido no passado, comparando-os com o que acontece atualmente. É necessário listar quais são as perguntas a serem feitas ao entrevistado.

Mesa-Redonda – ensina a ouvir opiniões contrárias, sem tomar atitudes agressivas, favorece novos enfoques da questão, conduz à reflexão e ao aprofundamento do tema.

Música/Dança – metodologia da roda, cultiva a sensibilidade artística, libera sentimentos, elimina inibições e incentiva a criatividade.

Poesia – auxilia a leitura de um poema com o máximo de reflexão.



DEIXE SUA PERGUNTA OU SEU COMENTÁRIO. 
sua ajuda é muito importante




Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SAIA SEM DEIXAR SUA OPINIÃO...

ESSE VÍDEO É DEMAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...