terça-feira, 18 de maio de 2010

Educação como veículo de inserção social

           Sabemos que não é fácil, corrigir anos de desigualdades sociais , que acima de tudo formaram nos indivíduos uma consciência negativista, onde o que está ruim pode piorar,  relegando-os á um estado de  espírito conformista e individualista; e como o ser humano é dotado de um instinto natural de sobrevivência prevalece o “ salve-se quem puder “.
           A educação , principalmente aquela voltada a formação de virtudes através da qualificação profissional , pois “ o trabalho enobrece o homem “ aparece  como esteio da inserção dos jovens na sociedade que o sustém.    
Segundo escritos anônimos (1786) “ O povo não é nem mau nem idiota, é a ignorância que o deprava...indiquemos –lhe  ainda os meios de se preservar contra males que não vem da natureza, nem de sua condição, mas apenas de sua negligência." [1]
          Vivemos numa sociedade desprovida de conceitos morais , sociais  e espirituais principalmente porque os indivíduos que a compõem, mesmo que não em sua maioria , mas num percentual consideravelmente alto , não  refletem em palavras e atitudes o devido respeito e interesse por uma educação de qualidade, estando fadados as misérias do seu desleixo.
          Lembro de épocas em que pais faziam questão dos filhos estarem na escola; de filhos que faziam questão de estar na escola; de professores que faziam questão que  seus “discípulos” aprendessem ; de pais que ensinavam seus ofícios aos filhos , e esses em conseqüência lógica assumiam suas funções, sendo um legado passado de pais para filhos; lembro da insatisfação com os maus tempos vividos  que se tornavam mote para a busca de melhorias, tanto no estilo de vida como na consciência coletiva de cidadania.
         “Para regenerar a sociedade, é preciso formar o indivíduo nas virtudes que  eles compõem "[2]
         “Virtudes ?  Que diacho é isso ?  Seria a indagação da maioria ; pergunta essa que muitos não saberiam responder. E assim caminhamos para abismos cada vez mais intransponíveis.       Virtudes não são matérias lecionáveis do ponto de vista de conteúdos extensos e léxicos abrangentes disponíveis.
           São elas embrionárias do indivíduo , pois cada um de nós já nasce com um mínimo de consciência do certo e errado; ninguém nasce totalmente desprovido de responsabilidade , fidelidade , respeito , sinceridade, etc.   E neste ponto de vista não aprendemos a sê-los , mas desenvolvemos  aprendendo como  expô-las, fazendo-as notórias em nossa vida.
           É assim com o professor e deveria ser assim com o aluno pois “o Mestre não ensina o que sabe, ensina o que é “.[3]
[1] Anônimo, instruction du peuple diviseé em trois parties : de lamorale ...(1789),  pp. X-XI
[2]  Bernard Charlot, A Mistificação pedagógica-realidades sociais e ...na teoria da educação, pp.38
 [3]Bernard Charlot, A Mistificação pedagógica-realidades sociais e ...na teoria da educação, pp.55

 


 

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