terça-feira, 9 de novembro de 2010

O ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL




     As crianças em idade para a educação infantil  estão numa fase onde a necessidade afetiva e sua percepção de mundo tornar-se-ão os fatores primordiais ao desenvolvimento cognitivo e inter-pessoal tanto de si próprio como dos parceiros de sala.
    Nesta fase todos as cognições necessárias aos demais níveis escolares são ou deveriam ser desenvolvidos, assimilados favorecendo não só o presente mas também o futuro desses rebentos.   Ao observarmos crianças do  5 ano por exemplo  com dificuldades na escrita nota-se que a sua carência   apresenta ausência de um trabalho pedagógico eficiente de coordenação motora.
    Muito além de promover atividades recreativas ou  corporais, sinestésicas a educação infantil prisma pela formação psicológica utilizando suas ferramentas  mais eficientes , aquelas que intitulamos de atividades lúdicas.   Sem o lúdico somos estranhos, com informações  estranhas, e muitas vezes agressores que pensam esta incluindo a criança no mundo adulto lesando-as do “maravilhoso” em suas vidas.   É um dom natural da criança abstrair  e essa abstração fortalece e protege-a de traumas , e de se envolver em assuntos grandiosos demais e não condizentes com  seu desenvolvimento intelectual , psíquico e motor, conforme Craidy e Kaercher  (2001) que transmite em síntese a teoria de vygostsky ao afirmar que tal capacidade (referindo  a ser capaz de simbolizar)representa um passo importante para o desenvolvimento do pensamento, pois faz com que a criança se desvincule das  situações concretas e imediatas sendo capaz de abstrair.
    O professor da educação infantil  precisa ser um profissional que também na medida certa consiga abstrair, que tenha a capacidade  de entender e vislumbrar a criança e suas especificidades.   Que seja envolvido e comprometido com essa educação; que ante de ensinar, ame; não se  concebe  educação infantil sem amor.     A criança responde mais aos estímulos no amor do que na violência, e há que se diga que na violência nada é construído, o amor por se só constrói, edifica,educa.        O amor deveria ser a primícia dos requisitos na hora de se escolher um professor, aquele que se diz educador e não ama esta fadado e esta fadando seus alunos a desventuras afetivas e a bloqueios  cogno-aprendizado.

* CRAIDY, Maria. KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: para que te quero. Porto Alegre: artmed, 2001.

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