domingo, 26 de agosto de 2012

FÁBRICA DE VASSOURAS - um projeto de educação inclusiva - Parte 02

Já determinado algumas máquinas básicas no post anterior, passaremos para a fase seguinte com a definição dos passos para a fabricação de cada vassoura.   Durante a postagem novos itens serão acrescentados e novas idéias poderão surgir para facilitar o processo como um todo.

PASSOS PARA FABRICAÇÃO VASSOURA   GARI.


Essa foto foi retirada da net e não condiz com o modelo que será aqui apresentado.  A diferença esta   na montagem, esse tipo da foto é montado com dois pedaços de madeiras ( note o vinco ) enquanto a que apresentaremos é montado em peça única.

1º PASSO  -  COLETA E SELEÇÃO DAS GARRAFAS PET.


disponível em G1.com
O primeiro passo consiste em recolher e selecionar as garrafas pet para reciclagem, as garrafas amassadas, toradas, manchadas com tinta, etc.  devem ser inicialmente descartadas, pois podem dificultar o processo de desfio.  lembrando que em média é preciso de 13 a 15 garrafas para a fabricação de 01 vassoura, se for fabricar 50 vassouras precisará de 700 garrafas em média

Outra sugestão é separar as de cores diferentes, muitos artesões misturam as garrafas na desfiação, mesclando transparentes, verdes, azuis.  É mais prático misturar mas a vassoura perde em qualidade visual, o que pode interferir no valor de venda.   Uma vassoura com fios uniformes é mais bonita, e chama mais a atenção.   Então você estará fabricando vassouras todas com fios transparentes ou verdes ou azuis, etc.    O processo final de qualidade se dá a partir da seleção das garrafas.

2º PASSO - CORTE DO FUNDO.


Utilizando a maquina de cortar o fundo da garrafa. fixe a garrafa e gire a alavanca cortando o fundo da garrafa.      Alguns artesões impossibilitados de adquirir uma máquina de cortar o fundo improvisam com um pedaço de cano de pvc (150 mm ) fixado na vertical, onde a garrafa fixa dentro deste cano e utilizam estiletes cortando manualmente.  O cano serve de guia para o estilete, assim o tamanho do cano respeita o tamanho da garrafa que você quer que fique.


3º PASSO - LAVAGEM E RETIRADA DE RÓTULO.

A lavagem é interna e externa, por isso a necessidade de se tirar o fundo primeiro.  O rótulo é retirado e a garrafa é lavada com uma solução de água e detergente.  procure retirar o rótulo sem deixar pedaços.   Alguns artesões criam um tipo de máquina caseira para lavar as garrafas imitando os lavadores de copos que os restaurantes usam, que é a mesma idéia daquela escova de lavar mamadeiras.      Um varão fixado na vertical e revestido de espuma ou escovas de lavar roupa, pegam a garrafa e enfiam nesta engenhoca com movimentos de sobe e desce.  É rápido e prático.

4º PASSO - DESFIAÇÃO DA GARRAFA.

É importante não desfiar a garrafa molhada para não cegar a lâmina.
A máquina (caseira ou não) é uma escolha sua.   Essa com o varão rosqueado de 1/2 já foi apresentado no post anterior.

Um detalhe importante é que em alguns modelos a distancia da Lâmina para a base é que determina a espessura dos fios.  fios grossos não terminam em uma boa vassoura.  É a quantidade de fios numa vassoura que determinam a sua boa funcionalidade e não a espessura dos fios, assim opte por fios mais finos.

Fios mais finos arrebentam com mais facilidade durante a desfiação. dará um pouco mais de trabalho mais garantirá uma vassoura com melhor qualidade.
disponível em www.sempresustentavel.com.br
Esse modelo de desfiação com um pedaço de madeira e uma lâmina de apontador escolar tem o inconveniente de ser móvel, neste caso se essa madeira fosse um pouco maior e estivesse fixada em uma bancada facilitaria muito o trabalho. 

você pode criar sua própria " máquina ", levando em consideração a altura da lâmina e o guia para a garrafa que no caso da imagem central o cano faz esse papel, mas neste caso ainda falta um guia na largura da garrafa o que impede que a garrafa balance durante o corte, fato esse que provoca a quebra do fio durante o processo.

5º PASSO - ENROLAR AS BOBINAS.

Alguns artesões pulam esse passo enrolando diretamente na grelha.  Montam um equipamento motorizado (motor de maq. costura) que gira enrolando o fio da desfiadeira diretamente para a grelha.  É uma opção viável.
Mas neste caso, enrole os fios depois da desfiação no carretel, que pode ser armazenado para posterior uso.

6º PASSO - ENROLAR AS GRELHAS.

o fio deve ser amarrado na grelha para poder iniciar o processo de enrola.  Ao final também deve ser amarrado o fio na grelha antes de ir para o forno.

cada fio é emendado um ao outro até formar a quantidade ( espessura ) ideal.


7º PASSO - LEVAR AO FORNO.

o aquecimento encolherá o fio tornando-o mais firme e duro, características essenciais aos fios da vassoura.
pode-se usar o forno do fogão caseiro ou o forno industrial ( padaria ).  Em média serão 15 minutos a uma temperatura de 200 graus.   É preciso retirar a grelha e banha-la em água fria, para dar um choque térmico favorecendo o endurecimento rápido.    Esse banho tem a função de resfriar a grelha que esquenta muito durante o processo no forno.  Trabalhe com luvas de couro, ou luvas térmicas para evitar acidentes.


Estamos separando em várias postagens, para não demorar ao abrir os posts.

CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM...
DEIXE SUA PERGUNTA OU SEU COMENTÁRIO. 



6 comentários:

  1. Olá ACLECIO DANTAS, qual a espessura para desfiar o fio de PET?
    Grato Danillo

    ResponderExcluir
  2. no caso acima, agente usou um varão rosqueado de 1/2 para determinar a espessura do fio... em média 1 mm , lembrando que quanto mais fino, mais propício à quebra na hora de puxar o fio...porém um fio mais grosso (2mm) mesmo facilitando a puxada....diminue a qualidade da vassoura.

    ResponderExcluir
  3. caso não utilize um varão, ....fixe a lâmina de estilete na base de corte com 02 arruelas pequenas entre a lâmina e a base, que dá mais ou menos o mesmo efeito.

    ResponderExcluir
  4. Aclecio vc sabe aonde posso comprar uma máquina de cortar o fundo?
    Obrigado
    clguimaraes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom dia gostaria de saber onde compro guilhotina, pra cortar vassoura?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,
    Gostaria de comprar essas máquinas para montar uma fábrica aqui no Congo, África. Sou missionária e tenho um projeto que visa gerar renda para a comunidade carente aqui na África.

    ResponderExcluir

NÃO SAIA SEM DEIXAR SUA OPINIÃO...

ESSE VÍDEO É DEMAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...